• Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Melhore o desempenho da sua empresa recebendo dicas exclusivas diretamente em seu e-mail.

  • Diego Marconatto, PhD

3 leituras indispensáveis para o seu primeiro semestre no curso de Administração



Seu objetivo com a faculdade de administração é ganhar competência para agir no mundo real, saber solucionar problemas do dia a dia, e produzir riqueza explorando oportunidades de mercado através da geração de soluções e negócios que funcionam de verdade.


Sua missão no começo do curso é entender a natureza e o funcionamento dos negócios reais - e não daquelas empresas que só existem no papel. Esse conhecimento é a base da sua profissão, uma base sobre a qual você construirá as competências necessárias para o seu êxito.


Nós preparamos uma lista de leituras fundamentais para o começo do seu curso. Certamente, há muito mais coisas a ler. Mas esses livros oferecerão a você uma fundação sólida sobre a qual construir sua carreira.


As 3 leituras fundamentais para novos alunos de Administração


1. O Livro do Lucro, Diego Marconatto



Esse livro compila a essência de todos os negócios. É o texto introdutório ideal porque explica de uma forma muito direta e simples o que é um negócio, quais são suas partes fundamentais e como eles produzem lucros superiores. Após terminar de ler o livro, você obterá um quadro mental robusto sobre a realidade de todas as empresas. Esse quadro dará sentido e direcionamento a todas as disciplinas que você receberá ao longo do curso de administração.


O Livro do Lucro ajudará você a evitar o pior erro que você pode cometer na faculdade: passar por ela sem entender exatamente qual a função e o propósito dos conhecimentos que você está recebendo e chegar a sua formatura com uma coleção inútil de ideias abstratas que não fazem sentido nenhum no mundo real.


Onde comprar: Amazon


2. Business Model Generation (BMG), Alexander Osterwalder & Ives Pigneur



Osterwalder e Pigneur ensinam você a identificar muito rapidamente qual a lógica de geração de valor dos mais diversos tipos de negócio. O canvas de modelo de negócio é uma ferramenta muito importante tanto para a 'leitura' dos mais diversos tipos de empresa como para a inovação em negócios. Não por acaso, os empreendimentos que mais crescem no mundo são aqueles com modelos de negócio inovadores.


O livro Value Proposition Design, escrito pelos mesmos autores, ensina uma das coisas mais importantes do mundo dos negócios: conhecer os clientes e desenvolver ideias de negócios para partir das suas necessidades e desejos reais.

Esse é um ótimo complemento para o BMG.


Onde comprar: Amazon


3. Visual Finance: The One Page Visual Model to Understand Financial Statements and Make Better Business Decisions, Georgi Tsvetanov



Negócios são números. Dificilmente você será um homem ou mulher de negócios sem entender os fundamentos financeiros e contábeis do seu negócio. Toda a empresa possui uma engrenagem financeiro-econômica que opera por trás da sua lógica de produção de riqueza.


Esse livro oferece uma espécie de método rápido de alfabetização básica em contabilidade e finanças. Extremamente fácil de ler, suas lições são intuitivas e mostram claramente o que é e como interpretar duas das partes mais importantes dos negócios: seu patrimônio e seus resultados.


Onde comprar: Amazon


No Brasil, temos o livro Contabilidade Básica, do José Carlos Marion. Do mesmo modo, esse material é muito fácil e intuitivo. A diferença está no seu escopo. O livro do Marion é muito mais vasto e detalhado e abrange uma série de tópicos que não são abordados por Tsvetanov.


Se você quiser ir mais longe e ver a transferência desse conhecimento para a gestão de negócios reais, sugerimos o Simple Numbers, Straight Talk, Big Profits!: 4 Keys to Unlock Your Business Potential, escrito pelo contador americano Greg Crabtree. Esse livro dá dicas práticas de como aplicar conhecimentos contábeis e financeiros simples para fazer sua empresa crescer.


Boa leitura!


Diego Marconatto, PhD


Deixe um comentário, a casa é sua.

Empresa
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

A ABC dos Negócios existe para mostrar o caminho e oferecer o conhecimento essencial para empreendedores gerirem empresas que lucram e crescem rapidamente.

Nossa metodologia foi criado através da união de dezenas de livros renomados de gestão e empreendedorismo com a prática executiva do seu fundador. Através do Livro do Lucro, treinamentos e consultoria, ensinamos de modo fácil e simples a lógica fundamental presente em todos os negócios de sucesso.

© 2019 ABC Negócios, uma marca Marconatto e Santos Consultoria Empresarial Ltda.