top of page
  • Foto do escritorsantosfelipej

5 coisas que você deveria estar fazendo para melhorar o seu negócio


dicas para melhorar meu negócio

Se você é dono do seu próprio negócio, então é bem provável que, ao abrir o seu negócio, você tenha se deparado com um mundo até então desconhecido, complicado, e, não poucas vezes, estressante e frustrante.

Caso esse seja o seu caso, você não está sozinho; você não é a exceção: você é a regra. Apenas quem está no seu segundo ou terceiro negócio tem uma noção mais clara do que realmente exige abrir e gerenciar uma nova empresa.

Se a sua empresa está estagnada, sem crescer e sem bons resultados, você precisa começar a agir para mudar essa situação. Você pode tomar o controle da sua empresa e torná-lo em um negócio lucrativo, previsível e que gere muito mais satisfação do que dor.

Pra isso, é essencial que você siga 5 passos simples que, se bem aplicados, transformarão o dia a dia do seu negócio.

#1. Domine a lógica dos negócios

livro de empreendedorismo para melhorar empresa

Todos os negócios possuem regras fundamentais. Você precisa entender essas "leis da física" que regem todas as empresas. Sem incorporar esse conhecimento, todo o negócio é um barco à deriva, sem direção e propósito: uma fonte de risco, prejuízo e stress A boa notícia é que obter esse conhecimento não é difícil. O nosso trabalho aqui na ABC Negócios é mostrar a empreendedores como você o caminho essencial para construir um negócio mais lucrativo e bem-sucedido. Clique aqui para baixar o primeiro capítulo do Livro do Lucro e entenda agora mesmo as leis universais que regem o seu negócio.

#2. Tome controle da empresa

como controlar a minha empresa

Ou você controla a sua empresa ou ela controla você. Para evitar falência e alavancar seu negócio, você precisa controlar sua empresa em três aspectos fundamentais: operacional (compras, vendas, estoques, processos, atendimento a clientes etc.), financeiro (controles de custos e despesas, receitas, fluxo de caixa, orçamento etc.) e estratégico (modelo de negócio, lógica de captação e retenção de clientes lucrativos, linha de produtos etc.). É tendo esses pontos bem mapeados e suportados por processos previsíveis e eficientes que você assume as rédeas do seu negócio.

#3. Melhore seu modelo de negócio

melhorar o modelo de negócio

Você não deve apenas garantir que o seu negócio seja viável do ponto de vista financeiro e operacional. É necessário ter certeza que o modo como a sua empresa produz e entrega valor aos seus clientes permita a você atingir uma alta lucratividade. De pouco adianta oferecer um ótimo produto ou serviço se eles não estão bem ajustados dentro de um sistema de lucratividade, de um modelo de negócio, altamente eficiente. Não existem produtos ou serviços lucrativos. O que existem são negócios lucrativos. Ter um bom produto ou serviço é apenas uma pequena peça de um negócio vencedor.

#4. Tenha um motor de crescimento

como fazer o negócio crescer

Como você vai aumentar suas vendas de maneira consistente nos próximos 3 meses? Para alavancar negócio, você precisa ter uma estratégia clara de crescimento. Essa estratégia precisa ser desdobrada em produtos, serviços e processos. Você vai fazer algo para vender mais para seus clientes atuais, para aumentar a sua retenção? Ou sua maior estratégia é captar novos clientes? Quais dos seus produtos você pode oferecer, com adaptações mínimas, para um novo mercado? Seus produtos podem ser oferecidos por novos canais de vendas (internet, atacadistas etc.)? Você precisa perguntar-se essas questões constantemente. Sempre há oportunidades se procurarmos bem por elas e se nos dispusermos a construir um motor de crescimento para explorá-las de modo lucrativo.

#5. Assuma a atitude correta

motivação para lucrar mais

Para você ser dono do seu negócio - de verdade -, para você assumir o controle da empresa, para que ela seja lucrativa, você precisa assumir uma atitude verdadeiramente empreendedora. Mas o que significa isso? Significa ter a capacidade de lidar com a incerteza e o risco; a pró-atividade e a capacidade de inovação. Para vencer, é necessário resistência e persistência, foco, inteligência emocional e prontidão. Concordo plenamente que essas palavras ficam bonitas no papel, mas que são difíceis de incorporar e aplicar. Mas isso não significa que os empreendedores possam escolher não ter essas características. Os muitos donos de negócio de sucesso que entrevistamos e conhecemos conseguiram assumir a atitude correta, e eles nos contaram como.

Conclusão: através do conhecimento você consegue melhorar o seu negócio

Sim, você pode ter seu negócio sob controle, você pode melhorar seus resultados, você pode lucrar mais e extrair mais satisfação da sua empresa. E nós queremos ajudar e ver você vencer nessa caminhada. Todos os nossos conteúdos são criados com este propósito: ensinar o caminho e o conhecimento essencial para você gerir uma empresa que lucra e cresce rapidamente.

Agora, se você agora já sabe que precisa aprender mais para melhorar o seu negócio, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber conteúdo exclusivo em seu e-mail toda semana.




Deixe um comentário, a casa é sua.

bottom of page