• Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Melhore o desempenho da sua empresa recebendo dicas exclusivas diretamente em seu e-mail.

  • Diego Marconatto, PhD

A Apple explicada. Ou: como analisar (qualquer) negócio

Atualizado: 18 de Out de 2019


Como fazer uma turma de 2º semestre de um curso de gestão entender como um grande negócio realmente funciona e quais são os seus pontos fortes e fracos?


No 2º semestre de 2018, meus alunos de 17-18 anos foram capazes de descrever corretamente os principais elementos da Apple. Inusitadamente, eles também apontaram o calcanhar de aquiles do negócio.


Na época, as ações da Apple estavam subindo com enorme velocidade. Em poucos meses, a empresa de tecnologia mais famosa do mundo iria atingir a inacreditável marca de US$1 trilhão de dólares (mais da metade do PIB brasileiro de um ano inteiro!). Ou seja, eles se transformaram no negócio mais valioso do mundo.


A verdade sobre o negócio da Apple


Mas nem tudo são rosas, e, com o que aprenderam em 2 semestre de aula, meus alunos viram isso.


A estratégia de subida constante de preços da Apple havia chegado a um limite e os volumes de venda pararam de subir. Resultado? Alguns meses após a realização do trabalho dos alunos, a Apple perdeu mais de US$400 bilhões (em valor de mercado) na bolsa, um valor suficiente para comprar 3x o McDonald's¹ inteiro. (Ao longo de 2019, a Apple recuperou seu valor de mercado com a mudança de uma série de estratégias, incluindo precificação de produtos).


Mas como é possível que um grupo de alunos extremamente jovem consiga entender em tal profundidade o funcionamento de uma empresa tão grande e complexa?


Como eles descobriram isso


Eu ensino negócios de um modo muito diverso. Ensino gestão a partir da realidade que está lá fora, e não com base em teorias abstratas que talvez… um dia… quem sabe… farão sentido em uma realidade distante.


Ensino como os 5 pilares de qualquer negócio funcionam e, a partir daí, aplico esse conhecimento para descrever empresas reais, com base nas informações disponíveis sobre as mesmas.


Ao trabalhar com meus alunos as regras fundamentais de negócio, eles aprenderam a 'ler' os mais diversos tipos de empresa e se tornam capazes de identificar suas estratégia e performance.

Entenda essa aplicação e veja na íntegra como foi feita a análise do negócio da Apple abaixo:


Baixe gratuitamente este interpretação da Apple aqui.

Eu sistematizei esse mesmo conhecimento no Livro do Lucro. Meu objetivo é disseminar essa metodologia para ensinar aos donos de pequenos negócios como melhorar a sua gestão e lucratividade.


Se meus alunos de 2º semestre conseguem, porque pessoas com experiência real de trabalho, que conhecem seus negócios melhores que ninguém, não conseguiriam?


Fontes

¹ Apple just lost a Facebook: Market value decline since peak exceeds value of nearly any US company > https://www.cnbc.com/2019/01/03/apples-losses-since-peak-exceed-the-value-of-496-of-sp-500.html


CONTINUE NO BLOG


O caso da Uber pode ensinar muito sobre o seu negócio. Você sabia que a empresa nunca gerou um único dólar de lucro em toda a sua história? Cometer os mesmos erros que a gigante pode deixar o seu negócio em apuros.Leia agora.


O Uber está num beco sem saída

Deixe um comentário, a casa é sua.

Empresa
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

A ABC dos Negócios existe para mostrar o caminho e oferecer o conhecimento essencial para donos de negócios aprenderem a gestão de empresas que lucram e crescem rapidamente.

Nossa metodologia foi criado através da união de dezenas de livros renomados de gestão e empreendedorismo com a prática executiva do seu fundador. Através do Livro do Lucro, treinamentos e consultoria, ensinamos de modo fácil e simples a lógica fundamental presente em todos os negócios de sucesso.

© 2019 ABC Negócios, uma marca Marconatto e Santos Consultoria Empresarial Ltda.