As medidas de contenção tomadas contra o coronavírus estão afetando seriamente a economia.
O impacto que essas ações geram sobre os pequenos negócios é gigantesco e é preciso agir com energia e rapidez. O momento é extremo e exige medidas muito duras.
Seguem 6 ações imediatas que você deve considerar seriamente.
1. Você precisa tomar controle total sobre as finanças do seu negócio. Não sabemos por quanto tempo esse blackout econômico vai durar. Muitas empresas estão simplesmente impossibilitadas de realizar qualquer venda. Tome conhecimento da situação exata das suas reservas, do seu capital de giro, do quanto dinheiro você tem a pagar e a receber nos próximos dias e semanas. Essas informações são críticas para você realizar um plano de contingência e, ao mesmo tempo, reduzir a ansiedade gerada pelo momento que vivemos.
2. A primeira prioridade é garantir a proteção da vida, a segunda é proteger o seu fluxo de caixa.
a. Corte todas as despesas que não são, neste momento, absolutamente necessárias.
b. Reduza seus estoques para liberar caixa (R$). A não ser que você esteja com seu nível de vendas normalizado, tente postergar todos os pedidos agendados junto aos seus fornecedores. É muito importante não imobilizar todo o seu dinheiro em estoque. Você precisará de liquidez (caixa).
c. Tente renegociar (alongar) seus prazos de pagamento (incluindo as faturas já em aberto) com seus fornecedores; e os prazos de recebimento (encurtar) com seus clientes.
d. Agora é a hora de combater a inadimplência com toda a energia a cobrar os devedores.
e. Busque opções para postergar o pagamento de taxas e impostos.
f. Dependendo do tamanho da sua empresa, você pode buscar empréstimos em bancos de microfinança ou então empréstimos emergenciais em bancos.
3. Monte e estude diferentes cenários possíveis. E se o comércio e a indústria continuarem parados por mais 1 semana, 2 semanas… 1 mês? Qual será o impacto no meu negócio e nas suas finanças? Na situação atual, até onde ele vai?
4. Pense novos modos de levar seus produtos e serviços até seus clientes. Essa é uma possibilidade real, dependendo do que você oferece.
5. Nunca use uma eventual posição de vantagem para explorar clientes. Negócios que assim agirem - além de tomarem uma decisão moralmente repreensível - serão lembrados com amargura pelos seus (ex-) clientes. Essa é a receita perfeita para implodir o futuro de uma empresa.
6. Seja extremamente cauteloso ao cogitar usar suas economias pessoais para salvar a empresa. Se você chegar nesse ponto, deve se esforçar para ser o mais racional possível. Faça-se as seguintes perguntas: "em que medida essa minha injeção de capital ajudará a salvar o negócio? Essa é uma aposta razoável, considerados todos os números do meu negócio?"
Nós queremos ajudar a todos os pequenos negócios a atravessarem essa fase difícil que o Brasil e o mundo estão vivendo. Por isso, durante esse período, reduziremos o preço do Livro do Lucro digital pela metade.
Saber a essência da lucratividade sempre foi importante para todos os donos de negócios. Mas agora esse conhecimento é absolutamente vital.
Aguente firme! Sua família, funcionários e comunidade precisam de você. Nós todos precisamos.
E conte conosco.
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