top of page
  • Foto do escritorsantosfelipej

Aprendendo a analisar negócios com os melhores investidores


investimentos, Alaska Asset Management, homem de investimentos, investidor

Essa carta aos cotistas emitida pelo Alaska Asset Management é uma aula magnífica de gestão (clique abaixo para ler).


O texto expõe de modo muito simples a lógica de análise de negócios que vem impulsionando a performance espetacular dos fundos de investimento da Alaska.


No final das contas, o valor de um negócio sempre está ancorado no tamanho e na previsibilidade/resiliência da sua capacidade de geração de caixa. Para alocar os seus recursos (grana dos cotistas), o pessoal do Alaska faz uma 'engenharia reversa’ que pretende identificar o comportamento de ambas variáveis no futuro, trazendo essas estimativas para o valor presente (VPL; TIR).


Entram no cálculo fatores como viabilidade presente e futura do modelo de negócio da empresa analisada, força da sua marca, existência ou ausência de barreiras à entrada (ameaça de novos competidores), e ambiente de negócio - incluindo regulação e impacto tecnológico. Por último, os analistas do Alaska dão atenção especial às lideranças da empresa - capacidade técnica, coesão interna dos times de gestão, capacidade de execução e cultura organizacional.


A rentabilidade dos fundos Alaska (alguns chegando a >200% em 3 anos) é uma evidência robusta da utilidade dos seus modelos de análise.

O modo como os profissionais da Alaska analisam as empresas nas quais pretendem investir tem muito a ensinar às pequenas empresas. Afinal, como sempre afirmei, a lógica fundamental de negócios é sempre a mesma em todos os tipos de empreendimentos.


Como você maximiza o seu sistema gerador de caixa (dinheiro)? Qual é o seu motor de crescimento? Como você investe na sua marca? Qual é o seu modelo de negócio? Como você age em relação a seus competidores?


Leia o Livro do Lucro e aprenda de modo extremamente fácil, simples e descomplicado sobre como tornar um negócio lucrativo rapidamente.


o livro do lucro, livros para empreender, empreendedorismo, livro de negócios

CONTINUE NO BLOG


Muito mais comum do que se imagina é ver empresas lucrativas fechando as portas porque venderam demais. Mas, como pode um negócio quebrar por vender demais? O problema é que muitos negócios caem em uma armadilha mortal ao aumentar suas vendas sem planejamento e muito rapidamente. O nome dessa dessa armadilha é ciclo de caixa. Aprenda agora através de nosso exemplo prático a como escapar desta armadilha que pode enterrar a sua empresa



Deixe um comentário, a casa é sua.

bottom of page