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  • Diego Marconatto, PhD

Como aprender a crescer e evitar a falência do seu negócio


Todos os empreendedores audazes querem crescer, mas é precisa saber como crescer. Vender mais é ótimo, mas se você não se planejar adequadamente, o resultado por ser mortal. Neste conteúdo você vai descobrir por que poucos pequenos negócios promissores sobrevivem ao buraco negro e ainda algumas dicas simples para você fazer o seu negócio crescer saudavelmente.


O buraco negro que todos os negócios enfrentam


Quando um pequeno negócio é criado, ele deve enfrentar o que se acostumou chamar de vale da morte. O período inicial é assim chamado porque muitos negócios não conseguem vencer os primeiros desafios que sempre se apresentam: captar e manter uma clientela minimamente suficiente, produzir e entregar os produtos com qualidade e consistência, gerenciar pessoas etc.


Aqueles negócios que ultrapassam essa primeira barreira e que continuam crescendo encontram um segundo inimigo no caminho. Ele é particularmente perigoso porque, ao contrário das dificuldades encontradas no começo de um novo negócio, normalmente ele não é facilmente identificado - às vezes, os empreendedores só se dão conta da sua existência quando já é tarde demais. Esse inimigo é conhecido pelo nome de buraco negro.


O aumento das vendas e a lógica do buraco negro

Para crescer, os negócios precisam investir: comprar mais estoques, contratar mais funcionários, mudar para um imóvel maior, comprar novos equipamentos etc. Ou seja, normalmente o empreendedor aumenta consideravelmente os seus gastos para ver suas vendas subirem só mais adiante. É comum que nesse meio tempo, os investimentos realizados para melhorar e ampliar o negócio suguem todo o oxigênio (dinheiro) da empresa - daí o termo buraco negro. Se a empresa não estiver preparada para aguentar essa travessia, ela vai quebrar!


É importante observar que o risco da empresa ser destruída pelo buraco negro perdura mesmo enquanto suas novas vendas já estiverem acontecendo.

Como é comum encontrar empreendedores que tinham ótimos negócios, realmente lucrativos, mas que quebraram exatamente quando estavam começando a aumentar rapidamente as suas vendas. Deram-se por conta muito tarde de que os investimentos e gastos adicionais realizados e de que a diferença entre prazos de recebimento (de clientes) e pagamento (a fornecedores) estavam pressionando o caixa da empresa. Como, ao contrário dos grandes negócios, nem sempre é fácil para pequenos empreendedores conseguir crédito de curto prazo e com custo razoável, muitos deles se vêem sem dinheiro ou então presos a empréstimos que asfixiarão o negócio em poucos meses.


Dicas simples para evitar a falência

Para que a sua empresa não seja esmagada pelo buraco negro, é vital que o seu crescimento seja sustentado por boas reservas de caixa, que você planeje muito bem o pagamento e o retorno dos seus investimentos ao longo do tempo, sabendo, por exemplo, quanto dinheiro você precisa para manter seu negócio respirando enquanto você investe nele para aumentar a suas vendas. Adicionalmente, se você tem um comércio, você precisa entender o impacto do aumento de estoques na conta bancária do seu empreendimento.


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É natural e desejável que sua empresa reflita partes da sua personalidade, mas ela não é você. Essa confusão traz consequências desastrosas tanto para os empreendedores como para os seus negócios. Descubra agora como separar o seu negócio de você.


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