top of page
  • Foto do escritorsantosfelipej

Como melhorar as finanças do seu negócio em 1 mês


relógio e dinheiro, Como melhorar as finanças do seu negócio em 1 mês

Construir um negócio financeiramente sólido, desde a sua fundação, é uma das metas mais importantes que você, empreendedor, deve atingir caso queira sobreviver e crescer por um longo tempo.


Porém, nem sempre isso acontece. Na maioria das vezes, os negócios são criados e expandidos sem planejamento financeiro. O resultado é muita dor de cabeça, recursos perdidos e, não raramente, quebradeira.


Mas como sair de uma situação financeira difícil rapidamente, sem invencionices e malabarismos financeiros? Vejamos.


Ações imediatas a tomar


É certo que cada caso é um caso, mas existem ações imediatas que você pode tomar e que, seguidamente, são capazes de resolver problemas maiores de curto prazo como falta de liquidez (pouco dinheiro em caixa e atraso no pagamento de dívidas). São elas:

  • Acelerar seu ciclo de conversão de caixa. Tente comprar de fornecedores que ofereçam mais prazo de pagamento e tente também receber mais rapidamente dos seus clientes. Ao mesmo tempo, esforce-se para trabalhar com estoques mais baixos, e transforme seus estoques parados em dinheiro rapidamente. Você talvez não tenha a noção exata, mas essas três ações seguidamente são suficientes para tirar vários negócios do buraco.

  • Faça maior esforço para recuperar o seu dinheiro com clientes inadimplentes. Nada destrói mais as suas finanças do que vender e não receber. Você precisa controlar a inadimplência com mão de ferro.

  • Revise e corte todos os seus gastos supérfluos. Essa é uma tarefa que causa dor, mas que precisa ser realizada a todo o custo. Cortes imediatos geram oxigênio (caixa) para a sua empresa, fazem com que você comece a lucrar mais rapidamente e tornam seu negócio mais leve e flexível. Apenas cuide para não cortar despesas estratégicas - aqueles gastos utilizados para aumentar as suas vendas.

  • Busque melhores opções de fornecimento. É muito raro encontrar um negócio que não tenha mais espaço para melhorar a qualidade das suas compras junto aos fornecedores. Com boa vontade e persistência, você pode conseguir melhores preços e mais prazo para pagamento. (Quanto dinheiro você está deixando em cima da mesa para o seu fornecedor?). Talvez você também possa buscar outros fornecedores ou opções de materiais, produtos e serviços mais rentáveis para o seu negócio.

  • Renegocie sua dívidas junto a credores. Em 1º lugar, lembro que sempre (sempre!) é mais negócio tentar não contrair dívidas de curto prazo. Esse é um caminho muito perigoso para micro e pequenos negócios. Mas, se você está preso em dívidas desse tipo, o melhor é não esperar: vá agora ao seu banco transformar essa conta de curto prazo em uma dívida de longo prazo. Sim, você pagará mais juros. Mas esse alongamento do perfil do seu débito vai gerar um pequeno pulmão de ar para o seu negócio.

  • Coloque muita energia nas suas vendas. Como você pode começar a vender mais, agora? Como você pode atender melhor o seu cliente a partir de hoje? Busque modos de acelerar suas vendas sem prejudicar substancialmente suas margens de lucro. Nem pense em cortar seus preços como principal estratégia de negócio. Esse é o caminho certo para a falência.

Essas ações ajudarão muito. Mas para construir um negócio realmente sólido, você precisa adotar como principal estratégia de crescimento o reinvestimento maciço dos seus lucros, o financiamento a partir dos seus fornecedores e clientes (acelerar o seu ciclo de caixa) e, só em terceiro lugar, a tomada de empréstimos no mercado. Veremos mais sobre isso logo, logo.


Por isso, assine nossa newsletter logo abaixo e siga nosso conteúdo para você lucrar mais.


o livro do lucro, livro para lucrar mais, sobre lucro, lucratividade

Aprenda mais...


Muito mais comum do que se imagina é ver empresas lucrativas fechando as portas porque venderam demais. Mas, como pode um negócio quebrar por vender demais? O problema é que muitos negócios caem em uma armadilha mortal ao aumentar suas vendas sem planejamento e muito rapidamente. O nome dessa dessa armadilha é ciclo de caixa. Aprenda agora através de nosso exemplo prático a como escapar desta armadilha que pode enterrar a sua empresa:



Deixe um comentário, a casa é sua.

bottom of page