top of page
  • Foto do escritorsantosfelipej

Como mudar o mundo e ser lucrativo ao mesmo tempo? Conheça os negócios de impacto

Negócios de impacto são empresas criadas com o objetivo de eliminar ou atenuar problemas sociais e ambientais. Mas, ao contrário das ONGs, cuja existência e continuidade dependem da boa vontade de doadores e voluntários, os negócios de impacto são independentes, financeiramente sustentáveis. Isso significa que o seu funcionamento e crescimento são garantidos por sua própria operação.


Os negócios de impacto – ou negócios sociais – são operados do mesmo modo que as empresas capitalistas tradicionais.

Os colaboradores recebem salários e têm suas metas a atingir, a gerência pode receber bônus-produtividade e a pressão por resultados é alta.

É assim, com eficiência e sustentabilidade financeira, que o Grameen Bank, conhecido como o Banco dos Pobres, consegue atender a quase 09 milhões de tomadores de crédito, quase todas mulheres, vivendo em situação de pobreza ou miséria na Índia e países próximos. As taxas de repagamento do Grameen ultrapassam impressionantes 97%, um percentual de adimplência que os bancos comerciais brasileiros nem sonham alcançar.


Outro negócio social impressionante é o Energy4Impact, que oferece iluminação para 16,5 milhões de pessoas as quais antes viviam na escuridão. No processo, a empresa ajudou a criar mais de 10 mil empregos.


Alguns negócios de impacto produzem grandes lucros enquanto, ao mesmo tempo, ajudam a melhorar as condições de vida das populações mais pobres.

Exemplos são empresas de telecomunicações, saúde e educação.


No Brasil, iniciativas como Geekie, Vivenda, Moradigna e Plano CDE trabalham para melhorar a qualidade do ensino básico, as condições de habitação e emprego e vários outros aspectos da vida de milhões de famílias.


Como vemos, as iniciativas individuais nascidas dentro do capitalismo têm avançado muito em áreas onde há muitas décadas os governos não têm conseguido entregar suas promessas.

Deseja aprender mais sobre negócios de impacto?


Recomendamos o livro Criando um Negócio Social - Como Iniciativas Economicamente Viáveis Podem Solucionar Grandes Problemas da Sociedade, escrito por Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank.


E visite o site do ICE (Inovação em Cidadania Empresarial) – http://ice.org.br/ - para aprender muito sobre o ecossistema de negócios de impacto no Brasil.

Deixe um comentário, a casa é sua.

bottom of page