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O que você precisa fazer para ser promovido?

Atualizado: 7 de ago. de 2019


Empresário de sucesso sendo promovido

Já perdi as contas de quantos executivos e executivas de talento, mas frustrados, já encontrei. São profissionais capacitados e competentes que há anos lutam, sem sucesso, para ascender na hierarquia das empresas nas quais trabalham. Sabem fazer seus trabalhos e entregam resultados importantes, porém a desejada promoção no seu emprego e a ascensão na sua carreira não vêm nunca.


Por que isso acontece?

Homem preocupado por não ser promovido

É claro que a raiz dessa realidade pode estar na empresa. A falta de uma cultura de meritocracia e o excesso de política dentro do negócio são fontes permanentes de frustração para os melhores profissionais. Mas, normalmente, o problema está na própria pessoa que, mesmo sendo comprovadamente produtiva, não sabe como apontar o impacto do seu trabalho nos resultados da empresa.

Ela simplesmente não fala a linguagem dos negócios. E sem essa habilidade, o melhor executivo não conseguirá ir a lugar nenhum!

A linguagem dos negócios


No final do dia, o que importa é entregar resultados que gerem valor, principalmente riqueza, para a companhia. Mas como o seu trabalho impacta os elementos geradores de dinheiro da sua empresa?


Como você ajuda a aumentar volumes de vendas, margens de lucro e giro de ativos? Se você não conseguir explicar isso para o seu diretor, já era!

Você precisa saber como seu esforço se converte em mais clientes, em clientes retidos, em aumento de produtividade, em redução relativa de gastos, em aceleração do ciclo de caixa, enfim, em tudo aquilo que realmente interessa aos donos do negócio. Afinal, foi para produzir esses resultados que eles contrataram você.


Talvez um colega seu, menos competente que você, tenha sido escolhido para subir na hierarquia. Não será porque ele soube mostrar de modo eficiente como o seu trabalho gera os resultados que o acionista deseja?


Existe um ditado: Quem é visto não é lembrado. Nos negócios, o ditado correto é: Quem não conhece a linguagem dos negócios, não é lembrado.

Ou você sabe se comunicar na mesma linguagem do lucro, que é a linguagem dos donos do negócio, ou você pode ficar dando murro em ponta de faca para sempre.


O Livro do Lucro ensina essa linguagem de modo fácil e descomplicado. Saiba onde atacar, saiba como comunicar seu trabalho. Vença sempre.


Bons negócios!


Diego Marconatto, PhD

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