• Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

Melhore o desempenho da sua empresa recebendo dicas exclusivas diretamente em seu e-mail.

  • Diego Marconatto, PhD

Como um livro me fez um empreendedor de sucesso

A veracidade em "Como um livro me fez um empreendedor de sucesso" é similar a ouvir algo assim: "A incrível história do astro do futebol que aprendeu a jogar apenas lendo livros".


Bem… Na verdade, esse cara não existe.

O futebol é algo que se aprende e aperfeiçoa com a prática. É uma ação, uma arte. É absurdo, quase ridículo, imaginar que alguém pode se tornar um grande jogador apenas lendo livros. Não é? Pois é a prática real, constante e continuada que produz os grandes campeões.


Com o empreendedorismo é a mesma coisa: Ninguém cria uma grande empresa apenas lendo, pensando e meditando.

Empreendedorismo é ação. É transformar ideias em realidade lucrativa. Um sistema real de produção de valor para os clientes, e de riqueza para você e sua empresa.

Você quer entender, de verdade, profundamente, o que é o empreendedorismo?

Invista um valor relativamente baixo (de R$1 a R$3 mil) na criação de um micronegócio. Esse negócio precisa oferecer algum produto ou serviço real. Após, coloque o melhor do seu esforço para fazer esse negócio lucrar. Você pode acertar de primeira, porém as chances da sua empresa quebrar são maiores.


Fazendo isso, você terá a vivência de um negócio de verdade ao invés de apenas reunir um monte de ideias na sua cabeça sobre o que é uma empresa e como ela funciona. Você será exposto, em primeira mão, a sua mecânica básica e aos seus fundamentos. Após a apresentação você saberá quais erros básicos não deve repetir nunca mais. Você aprenderá muito rapidamente sobre a importância das vendas, do controle do seu dinheiro, sobre a perspectiva de quem serve clientes, sobre como a experiência oferecida a eles é vital e assim por diante.

O mais importante de tudo? Assim como um boleiro faz quando joga futebol, você estará aprendendendo a prática real que efetivamente leva você aos seus objetivos. Você estará absorvendo o conhecimento prático sem o qual não existe empreendedorismo.


Ler muito é ótimo, é extremamente necessário. Vários empreendedores de sucesso são também grandes leitores. A diferença é que eles estão constantemente traduzindo para a prática aquilo que eles aprendem nos livros.

Existe uma grande diferença entre ler e acumular ideias, e ler e colocar em prática.

É impossível aprender a empreender sem por a mão na massa. E, da mesma maneira, é impossível aprender a jogar futebol sem a principal ação. Jogar o jogo.

E você, qual a sua experiência com empreendedorismo e livros?Comente abaixo e vamos levar o assunto adiante.

Deixe um comentário, a casa é sua.

Empresa
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

A ABC dos Negócios existe para mostrar o caminho e oferecer o conhecimento essencial para empreendedores gerirem empresas que lucram e crescem rapidamente.

Nossa metodologia foi criado através da união de dezenas de livros renomados de gestão e empreendedorismo com a prática executiva do seu fundador. Através do Livro do Lucro, treinamentos e consultoria, ensinamos de modo fácil e simples a lógica fundamental presente em todos os negócios de sucesso.

© 2019 ABC Negócios, uma marca Marconatto e Santos Consultoria Empresarial Ltda.