top of page
  • Foto do escritorsantosfelipej

Conheça o combustível dos negócios prósperos

Uma característica comum às empresas e negócios altamente lucrativos é a cultura da franqueza.


Ser franco significa, essencialmente, ser direto e sincero – ainda que doa a quem doer.


Do lado contrário da franqueza estão a dissimulação, a embromação, a artificialidade, o engano e o fingimento – comportamentos que estão presentes, em diferentes intensidades, em grande parte dos negócios.


Quais as causas da falta de franqueza nos negócios?

A falta de franqueza tem duas causas essenciais. A primeira é menos comum, porém mais grave: a intenção de conseguir um bem, ou posição, enganando os outros deliberadamente. Em seguida, e sendo a causa mais corriqueira está o medo. Como são raros – e sábios – os empreendedores que conseguiram limpar completamente os seus corações do medo!


Não somos completamente francos quando temos medo de machucar os outros com o que diremos. Igualmente é natural não querer irritar e contradizer amigos, conhecidos, subordinados e chefes. Então o que fazemos? Omitimos a verdade nua e crua. Mostramos apenas os aspectos favoráveis de uma situação ou enfeitamos a nossa fala com adjetivos vazios e insinceros.


Esconder ou distorcer a verdade pode evitar embaraços e dores de cabeça no momento em que a dificuldade se apresenta. Porém, é muito provável que a falta de franqueza trará problemas muito maiores a médio e longo prazo nas nossas vidas e negócios. Mas nem sempre percebemos isso.


O que uma cultura de franqueza pode proporcionar ao meu negócio?


Uma cultura de franqueza, por outro lado, é como uma fonte de verdade que mantém as pessoas e as empresas atentas. E, da mesma forma, as mantém fortes e enérgicas. A sinceridade é um alimento absolutamente indispensável - embora às vezes amargo - para a sanidade da mente, da família e para o sucesso dos negócios.


Veja o que acontece na prática quando temos uma cultura de franqueza ou a falta dela:


Por isso, insista sempre na sinceridade e na verdade. Uma cultura de franqueza só nasce e formata o seu negócio, se houver uma fidelidade à verdade. Ou seja, é necessário criar e manter o hábito de sempre ser sincero. Primeiramente os fundadores e, depois, todos os colaboradores. Sempre ver e falar as coisas como elas são.


Esse é o único caminho para o sucesso (honesto) duradouro e uma vida mais feliz.

Por fim, este e outros caminhos, sobre a jornada da lucratividade, você encontra no Livro do Lucro. Ele traz uma série de lógicas e estruturas simples que podem ser prontamente utilizadas para aumentar os seus lucros.


Baixe aqui o primeiro capítulo gratuitamente.



Deixe um comentário, a casa é sua.

bottom of page