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Infográfico: a ciência por trás das empresas que crescem rapidamente


Se você chegou até aqui certamente sabe que o sonho de qualquer dono de negócio é ver a sua empresa crescer muito rapidamente e alcançar um alto faturamento, mesmo em tempos de crise.


O que você talvez não saiba é que fazer um negócio crescer velozmente é possível e acontece muito pelo mercado afora. Quer saber o que essas empresas de sucesso possuem em comum?


Criamos um infográfico com os 5 fatores que impulsionam o crescimento veloz das empresas. Primeiro apresentaremos o infográfico e após faremos uma breve análise de cada um desses fatores.


5 fatores que impulsionam o crescimento veloz das empresas


Um grupo de pesquisadores suecos e americanos analisou a melhor literatura científica do mundo publicada sobre a gestão dos negócios de rápido crescimento (NRC), ou high-growth firms, espalhados ao redor do mundo. Essas são empresas que, ao contrários dos empreendimentos mais comuns, aumentam de tamanho em alta velocidade e podem alcançar o faturamento de dezenas de milhões de reais em pouco tempo.


O objetivo dos pesquisadores é entender e consolidar tudo o que a ciência sabe até então sobre a causa do crescimento vertiginoso dos NRC. Suas conclusões foram publicadas em 2017 na revista científica Long Range Planning em um artigo intitulado The Strategic Management of High-Growth Firms: A Review and Theoretical Conceptualization.


E o que eles descobriram?

Eles identificaram que normalmente são cinco os fatores que impulsionam o crescimento veloz dos negócios de rápido crescimento, veja o infográfico.


Baixe gratuitamente este infográfico clicando aqui.


Agora, vamos conversar brevemente sobre cada fator.


1. Capital humano


De modo geral, a pessoa dos fundadores tem um papel fundamental nos NRCs. O nível de formação dos fundadores-gestores mostrou impactar positivamente a performance dos NRC. Empresas que crescem muito rapidamente normalmente têm líderes e fundadores com graus mais altos de ensino formal. Entretanto, os estudos analisados pelos autores também mostram que todo esse ensino só tem valor se tiver sido traduzido para a realidade prática que a exposição a contextos de NRCs oferece.


Outro fator apontado pelos autores é a experiência prévia de gestão dos fundadores e gerentes. Essa experiência produz know-how, conexões e parcerias importantes, capacidade de contratar e gerenciar as pessoas certas, e habilidade para criar um negócio com uma visão robusta de crescimento.

NRCs normalmente também têm fundadores com alto domínio sobre a área de atuação do negócio e com experiência empreendedora.


O fundador que conhece bem o próprio setor de negócio cresce com mais facilidade porque, provavelmente, já sabe quem são e como se comportam as pessoas e elementos essenciais para o seu sucesso: clientes, fornecedores, competidores, canais de venda etc. Já a experiência empreendedora é importante por um motivo muito simples: ter a habilidade de fazer algo bem feito dentro da sua própria área de atuação é uma coisa; saber como criar um novo negócio - ainda mais um que cresça muito rapidamente - é outra coisa muito diferente.


2. Gestão de recursos humanos


NRCs tendem a ser suportados por profissionais de recursos humanos altamente qualificados e comprometidos que possuem a capacidade de contratar e treinar bons funcionários em um ritmo absurdamente alto. Os estudos analisados mostram que o RH desses negócios, na busca das melhores opções, costuma processar um número muito mais alto de aplicações do que os negócios normais, assim como também tendem a oferecer treinamentos e ambientações iniciais mais longas aos recém-contratados.


Entretanto, devido ao crescimento vertiginoso do NRC, nem sempre é possível captar as melhores opções no mercado. Por isso,os NRCs são conhecidos por contratar colaboradores com perfis flexíveis e resilientes - para aguentar todas as mudanças que o crescimento impõe -, e que tenham boas competências de base. NRCs também possuem um foco claro em treinamento (prático, no cargo) e desenvolvimento - em todos os níveis do negócio.


Mas nem tudo são rosas. A carga de trabalho e a pressão por resultados em NRCs tendem a ser muito grandes, às vezes gigantescas. Nesse cenário, incentivos financeiros bem desenhados são muito importantes para manter os melhores colaboradores no negócio. Mas cuidado: grandes diferenças de salários e benefícios entre a alta gestão dos NRCs podem desacelerar o seu crescimento. De mesma forma, incentivos financeiros mal projetados podem ter efeitos muito negativos sobre essas empresas.



3. Competências gerenciais


Os pesquisadores abrem as competências gerenciais necessárias para o alto crescimento em três: competências de gestão, de inovação e financeira.


NRCs possuem gestores capazes de identificar e vencer barreiras organizacionais e competitivas. Do mesmo modo, eles possuem capacidade de captar e acumular capital rapidamente (construir reservas de dinheiro), assim como gerenciar as finanças do negócio com competência. Também há evidências de que NRCs, na medida em que crescem, são experts em buscar opções que aumentem a sua eficiência financeira. Em outras palavras, eles aprendem a "fazer mais com menos". Por último, as evidências mostram que NRCs de base tecnológica possuem grande capacidade de inovação.


4. Planejamento e Estratégia


NRCs normalmente possuem planos estratégicos formalizados os quais são acompanhados e atualizados constantemente ou, ao menos, possuem estratégia, visão e objetivos claros de crescimento.


Mas não é só isso. Essas empresas também crescem com base em uma estratégia de diferenciação, ao invés de uma estratégia de baixo custo. Elas trabalham com um número relativamente pequeno de produtos os quais tentam vender em diferentes mercados. Seu maior foco está em explorar novas oportunidades de mercado (no mercado atual e em outros mercados) com aquilo que elas já possuem em mãos.


Essa conclusão fica ainda mais evidente quando os autores mencionam que NRCs costumam iniciar suas operações com um único produto vendido em um único mercado o qual é oferecido a novos mercados na medida em que a empresa cresce.


5. Inovação


O impacto da capacidade de inovação sobre a performance dos NRCs ainda foi pouco pesquisado. De modo geral, a relação aparece como sendo positiva: inovação tende a produzir e acelerar o crescimento dos negócios.


No entanto, essa relação é fortemente influenciada por fatores contextuais e ocorre de modo diversos em diferentes locais do mundo. Na Europa, por exemplo, os NRCs são mais inovadores dos que os negócios que crescem mais lentamente, mas somente nos países tecnologicamente mais fechados do continente. Estudos no Reino Unidos mostraram que as inovações de produtos e de processos são importante para as NRCs, assim como o uso de estratégias proativas de conquista de mercado.

E o seu negócio? Como você pode aumentar o seu crescimento?


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Bons negócios!


Diego Marconatto, PhD



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