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  • Diego Marconatto, PhD

O erro que você comete ao não priorizar o lucro



Por mais difícil que seja de acreditar, os negócios que realmente querem lucrar de verdade são uma minoria. A maioria dos empreendedores pensa que “estar ocupado” é suficiente e não busca — de modo consciente, proativo e forte — o crescimento dos seus lucros. Aqui também precisamos mencionar os empresários que têm dúvidas sobre a moralidade do lucro honesto, que carregam sentimentos dúbios em relação a ganhar dinheiro justo: essa é a receita para o fracasso


Negócios lucrativos colocam o lucro em primeiro lugar


Negócios vencedores sempre têm diante de si o forte desejo e a consciência clara da sua obrigação de produzir lucros. Eles têm a certeza íntima de que a sua sobrevivência, a manutenção dos empregos dos seus colaboradores e o seu crescimento dependem da sua lucratividade.


→ Empreendedores de sucesso sabem o quanto querem lucrar e trabalharam forte para atingir o número desejado.

→ Eles fomentam uma cultura de lucratividade e produtividade no negócio, na qual imperam o foco em resultados reais, o alto desempenho e a meritocracia.

→ Eles dominam e aplicam a lógica de criação de riqueza por meio dos drivers de lucratividade do seu negócio.

→ Adicionalmente, sempre estão buscando novas formas de melhorar o seu sistema de geração de lucros.


Ações para evitar este erro e aumentar a lucratividade do seu negócio


  • Defina a sua lucratividade-alvo para o período (mês, semestre, ano) e, a partir daí, estipule o seu limite de gastos.

  • Identifique quais são os focos críticos (drivers de lucratividade) a serem trabalhados sempre para o aumento dos ganhos do negócio e comunique esses pontos para todos os colaboradores. Cada um deles deve saber como o seu trabalho colabora para a geração de lucros.

  • Transmita a mensagem explícita de que seu negócio quer lucrar (muito) e de que você concentrará energias, permanentemente, nesse objetivo. Seja consistente no cumprimento dessa promessa.

  • Implante um sistema realmente meritocrático: recompense fortemente os colaboradores que mais cooperarem com o sistema de produção de lucros.

  • Sempre estude, pesquise, pense e teste novos modos de aumentar os lucros do negócio.


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