
ABC Negócios
O erro que você comete em não ter uma visão, um propósito claro
Negócios sem sucesso não têm uma visão clara que permita concentrar as suas energias em direção ao lucro e ao crescimento. São barcos à deriva. Por isso, eles perdem o foco e o controle tão facilmente, desperdiçam recursos enormes e veem sua lucratividade cair constantemente.

Negócios lucrativos têm um propósito que energiza, motiva e dá consistência ao empreendimento
Esses negócios são estruturados sobre um sentido verdadeiro, uma visão clara e sincera que tem o poder de fazer convergir as energias de todos para os seus objetivos estratégicos e o aumento da sua lucratividade.
Um propósito bem estabelecido responde à seguinte pergunta: como o nosso negócio ajuda a melhorar a vida das pessoas?
Pode não parecer óbvio, mas um propósito claro e bem comunicado é uma das maiores forças dos negócios vencedores. O sentido real infunde em todos uma força e uma capacidade de trabalho que poucos incentivos financeiros conseguem produzir.
Ações para aumentar a lucratividade do seu negócio
Identifique conscientemente o propósito real, a visão do negócio, e viva essa realidade de modo consistente no dia a dia da empresa.
Comunique, de modo eficiente, esse propósito a todos os colaboradores da organização.
Desdobre a visão do negócio em poucos objetivos estratégicos (lucro é um deles, certamente) e persiga-os com toda a energia. Recompense todos os que colaborarem objetivamente para essa missão.
E não esqueça...
Objetivos estratégicos devem ser palpáveis e mensuráveis e precisam estar estipulados dentro de uma linha de tempo.
Exemplos:
- Aumentar o lucro líquido do negócio em 10% até o final do ano;
- Duplicar a base de clientes em até 24 meses;
- Subir o ticket médio em 15% no próximo semestre;
- Subir a média das margens de lucro bruto unitárias em 20% já no próximo mês, com queda máxima de 5% no volume de vendas.