top of page
  • Foto do escritorsantosfelipej

Porque a Amazon cresce tão rapidamente?


amazon, crescimento, lucratividade da amazon, como a amazon cresce, plano de negócio da amazon, jeff bezus da amazon

A Amazon é uma empresa incrível e seus números são ainda mais inacreditáveis. Se você ainda não ouviu falar dessa gigante, pode ter certeza que não vai demorar muito até ela entrar na sua vida.


números da amazon, valor de mercado da amazon, faturamento da amazon, amazon e jeff bezus

Vários são os motivos que tornam essa empresa tão única: seu sistema de negócio e modelo de negócio assim como seu foco na geração de valor aos seus clientes são exemplos muito claros.


Mas há um outro ponto, um ponto que fundamenta a ascensão meteórica da Amazon, que já vem turbinada por uma firme intenção de crescimento: o reinvestimento maciço dos seus lucros no próprio negócio.


Como esse artigo aqui explica, a Amazon reinveste praticamente todo o seu lucro no seu próprio crescimento.


Por que isso é importante? Veja 3 motivos pelos quais é importante reinvestir seu lucro.


1. Ninguém cresce sem dinheiro


A verdade é essa: ninguém cresce sem dinheiro, e só há três fontes de capital às quais os negócios podem recorrer para crescerem: lucros próprios, empréstimos e dinheiro dos acionistas. Acontece que empréstimo devem ser pagos de volta com juros; o dinheiro dos acionistas não é ilimitado e, além do mais, para consegui-lo, os donos do negócio devem abrir parte da sua propriedade sobre sua própria empresa. Já os lucros podem ser reinvestidos no negócio sempre.


2. Quanto mais o negócio reinveste em si mesmo, mais ele tende a crescer


Esse é um princípio básico popularizado no livro Pai Rico, Pai Pobre que funciona para empresas e para nossa vida pessoal. Para crescer financeiramente e enriquecer, os negócio e indivíduos devem colocar dinheiro no que traz mais dinheiro e deixar de gastar com tudo o que apenas retroalimenta despesas desnecessárias.


Fazendo isso, os negócios alimentam um círculo virtuoso: lucrar e crescer, lucrar e crescer, sempre… Imagine o seu negócio como um motor, um motor que você sempre está aumentando a potência ao injetar cada vez mais combustível. Quanto mais combustível (lucros) você colocar nele, mais ele deverá devolver lucros para você.


3. Porque o crescimento continuado é um imperativo para os negócios ultra-vencedores


Negócios de altíssima performance precisam crescer sempre, sem parar nunca. É assim que eles mantêm suas ações valorizadas, retêm seus melhores colaboradores com bônus anuais e oferecem a oportunidade constante de ascenção na carreira.


Há aqui um ponto importante e que muitos negócios esquecem! A Amazon só consegue fazer isso porque ela possui um ciclo de caixa muito favorável.


O que um ciclo de caixa favorável significa?


ciclo de caixa, importancia do ciclo de caixa para lucrar, lucrar mais, geração de lucros

A Amazon recebe pelos seus produtos vendidos aos consumidores muito antes de pagar os seus fornecedores¹. Essa diferença de prazos cria um pulmão de dinheiro que permite a Amazon continuar reinvestindo quase a totalidade dos seus lucros naquilo que faz o negócio crescer ainda mais (pesquisa & desenvolvimento, por exemplo).


“Ok, mas tudo isso parece muito simples. Afinal, porque todos os negócios não reinvestem praticamente todos os seus lucros, assim como a Amazon faz?”

A resposta também é simples: porque eles preferem distribuir a maior parte dos seus ganhos entre os donos (acionistas) do negócio que então vão gastar o dinheiro em suas vidas pessoais; e também porque eles não possuem a liquidez (dinheiro em caixa) suficiente para permitir um reinvestimento constante dos seus lucros.


Pergunte-se a si mesmo: se você aumentar sua renda pessoal amanhã em 20%, o que você vai fazer? Investir esse valor adicional ou aumentar imediatamente o seu padrão de vida, gastando em despesas que talvez antes você não pudesse assumir - um telefone melhor, trocar de carro, viajar etc?


“No Livro do Lucro nós mostramos o que você precisa saber para turbinar o seu ciclo de caixa (velocidade do giro de dinheiro) e a sua produção de lucros.”

No final das contas, a questão toda se resume a um ponto simples, mas árduo: a disciplina em reinvestir uma parte muito importante do nosso dinheiro no crescimento do nosso negócio e de tudo aquilo que gera ainda mais lucros.


Fontes:

¹ What Is Cash Conversion Cycle? Amazon Cash Machine Business Strategy In A Nutshell > https://fourweekmba.com/cash-conversion-cycle-amazon/


Continue no blog


Jeff Bezos, fundador e líder da gigante Amazon, foi apontado como um dos homens mais ricos do mundo e é sem dúvida um empresário de gigantesco sucesso. Conheça os fatos que explicam o sucesso estrondoso da empresa de Bezos.


Deixe um comentário, a casa é sua.

bottom of page