A ABC Negócios existe para fazer os pequenos e médios negócios crescerem e lucrarem mais. Nossa missão é desmistificar os negócios e a produção de lucros através da união de dezenas de livros de gestão com a prática executiva para formar a nossa metodologia.

 

Através do Livro do Lucro, treinamentos e consultoria, ensinamos de modo fácil e simples a prática da produção e do aumento real de lucros em pequenos e médios negócios.

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  • Diego Marconatto, PhD

Sistema de geração de lucro

Embora a equação de produção de riqueza seja sempre a mesma, cada negócio possui seu próprio sistema de geração de lucro. Ou seja, cada empresa tem uma lógica particular e fundamental de produção de riqueza.


Veja na prática


Se olharmos rapidamente para o exemplo do restaurante, são as ações mais óbvias que impactarão a sua lucratividade:


Se olharmos rapidamente para o exemplo do restaurante, são as ações mais óbvias que impactarão o seu lucro:

- Aumentar o ticket médio através da melhoria da qualidade e/ou variedade do seu serviço e refeições/bebidas. Ou então, através do reposicionamento do restaurante para um público-alvo com maior renda.

- Aumentar o número de clientes através de ações promocionais (redução de preço, por exemplo). - - Aumento do espaço construído (mais mesas). Aumento do giro de clientes (refeições mais rápidas ou da criação de incentivos para clientes ficarem menos tempo no restaurante). Ou, ainda, a abertura do restaurante em novos horários.

- Reduzir os custos variáveis (alimentos e bebidas), oferecendo opções mais simples e econômicas, ou então melhorando a produtividade da cozinha.

- Reduzir as despesas do negócio com o aumento da produtividade dos garçons e de toda a operação do restaurante e através do corte de gastos que não impactam a percepção de valor do cliente e a produção de riqueza do negócio.


Quando forçamos uma dessas variáveis as outras tendem a mudar também. O resultado são novas configurações na equação de lucro que podem gerar mais prejuízo do que ganho.


Outra opção é reduzir o ticket médio na tentativa de atrair um número maior de clientes que, em conjunto, poderão produzir um faturamento maior. Essa ação só valerá a pena se a quantidade adicional de clientes captados produzir um lucro bruto total maior do que o anteriormente auferido pois quando a margem de lucro bruto unitária é mais baixa, deve-se vender mais para se obter a mesma lucratividade.Todo o negócio realmente lucrativo entende, no detalhe, as nuances do seu sistema de geração de lucro.


Sobretudo, empresários de sucesso sabem como as diferentes partes desse sistema funcionam em conjunto. Quais são as interinfluências entre elas e quais são os elementos-chave que devem ser trabalhados exaustivamente para aumentar os ganhos.


E, por fim, eles também conhecem os drivers que direcionam cada uma das suas variáveis de lucratividade.

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