top of page
  • Foto do escritorsantosfelipej

Um atalho para o empreendedorismo


empreendedorismo, empreendedor, empreender rápido

Iniciar um negócio do zero não é o único caminho que você tem para empreender. Há uma outra via: comprar um negócio já em funcionamento.


Ao assumir uma empresa existente, você evita vários riscos críticos enfrentados por todos aqueles que criam seu novo negócio, incluindo o maior de todos: engrossar a fila das empresas que quebram nos primeiros anos de vida - lembramos que menos de 20% delas ultrapassam o seu 5º aniversário.


Comprar uma boa empresa significa receber um modelo de negócio que realmente funciona; produtos e serviços prontos que continuarão a ser vendidos; e, o mais importante de tudo, uma clientela fiel. Ou seja, aquele tempo e dinheiro que precisariam ser investidos em pesquisas de mercado, modelagem, prototipagem etc. podem ser canalizados imediatamente para a gestão e melhoria da sua empresa.


Segundo Richard Ruback e Royce Yudkof, professores da Harvard Business School especializados em empreendedorismo via aquisição, uma empresa a ser comprada precisa apresentar, ao menos, as seguintes características:


  • Lucratividade e geração de fluxo de caixa positivas ao longo dos anos

  • Clientes leais às ofertas do negócio - ao invés de leais apenas ao dono do negócio

  • Rentabilidade que permita atender às suas expectativas de ganho de médio prazo


Idealmente, você identificaria negócios-alvo que possuem uma grande capacidade de crescimento que não está sendo explorada por seus donos. As empresas operam no azul e oferecem boas margens, mas você vê claramente que, se bem gerenciadas, os ganhos podem ser muito maiores.


Mas porque alguém venderia um negócio lucrativo? São vários os motivos. A nova geração da família dona do negócio pode não ter interesse nele, o dono do negócio quer mudar de ramo, e por aí vai. Tenha certeza que há muitas oportunidades de aquisição aí fora.


Quanto vale um negócio? O valor de um negócio é determinado pela capacidade que ele tem em produzir dinheiro para você no futuro. Não entrarei nos cálculos aqui. Há uma literatura especializada sobre o tema e você pode entrar em contato comigo caso queira saber mais. Só quero dizer agora que comprar uma empresa pode custar menos do que se imagina.


De todo o modo, espera-se que você desembolse dinheiro obviamente. Mas é possível fazer vários arranjos que possibilitem a aquisição do novo negócio. Seu dono antigo, por exemplo, pode aceitar receber parte do valor da venda ao longo do tempo, visto que ele sabe o potencial de produção de dinheiro da empresa que ele mesmo gerenciava. Para quem quer começar a empreender adquirindo um negócio já existente, recomendamos o ótimo livro Buying a Small Business.


Você quer empreender, mas não tem experiência em abrir uma nova empresa? Então comprar um negócio já existente talvez seja a melhor opção. No Livro do Lucro você aprende como identificar um negócio lucrativo e o que fazer para aprimorar o seu sistema de geração de lucros.


O livro do lucro, livro para lucrar mais, tornar um negócio lucrativo

CONTINUE NO BLOG


Pesquisadores apontam que fundadores com mais de 40 anos são os mais comuns entre os empreendedores que crescem muito rapidamente nos EUA. A ideia de que o empreendedorismo é um território dominado pelos jovens é um mito, uma concepção que não encontra correspondência imediata nas empresas de sucesso.


Deixe um comentário, a casa é sua.

bottom of page