• Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Diego Marconatto, PhD

Você que tem 35-50 anos e quer empreender, acha que já é muito tarde?

Atualizado: Jan 14

O sucesso estrondoso de tipos como Zuckerberg (Facebook), Steve Jobs (Apple), Bill Gates (Microsoft) e outros ajudou a popularizar a ideia de que o empreendedorismo é um território dominado pelos jovens, uma seara hostil aqueles que já acumularam suas várias primaveras. Como resultado, hoje o termo startup quase que rima com 'juventude'. Afinal, quem imagina um quarentão criando, do nada, um negócio de sucesso a partir da própria garagem?

A verdade é que essa ideia é um mito, uma concepção que não encontra correspondência imediata nas empresas de sucesso.

Em 2018, Pierre Azolay e seus colegas publicaram um estudo na prestigiosa revista Harvard Business Review¹ no qual comprovam que, nos EUA, os fundadores com mais de 40 anos são os mais comuns entre os empreendedores que crescem muito rapidamente. Em algumas indústrias como biotecnologia e energia, os empresários mais comumente encontrados entre as empresas vitoriosas fundaram seus negócios quando tinham, em média, 47 anos de idade!

E quando a equipe de Azolay investigou as startups de maior sucesso nos EUA - o topo absoluto, ou seja, as 0.1% que aumentam suas vendas e o seu número de empregados com maior velocidade -, o que encontraram? Uma idade média entre os fundadores de 45 anos de idade.

O que explica essa realidade? De modo geral, experiência. Pessoas mais velhas têm mais tempo de trabalho, um círculo maior de relações, mais acesso a recursos críticos e, last but not least, um maior nível educacional.

Você que tem 35-50 anos e que quer empreender, acha que já é muito tarde? É bem provável que ainda não. Ao contrário, talvez agora seja a hora certa.

¹ Harvard Business Review disponível em

https://hbr.org/2018/07/research-the-average-age-of-a-successful-startup-founder-is-45

Quer receber mais conteúdo como este por e-mail?

Então junte-se a vários profissionais que assim como você querem ter sucesso nos negócios:

A ABC Negócios existe para fazer os pequenos e médios negócios crescerem e lucrarem mais. Desmistificamos a produção de lucros para que ela esteja ao alcance de todos...

Deixe um comentário, a casa é sua.

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

A ABC Negócios existe para fazer os pequenos e médios negócios crescerem e lucrarem mais. Nossa missão é desmistificar os negócios e a produção de lucros através da união de dezenas de livros de gestão com a prática executiva para formar a nossa metodologia.

 

Através do Livro do Lucro, treinamentos e consultoria, ensinamos de modo fácil e simples a prática da produção e do aumento real de lucros em pequenos e médios negócios.

© 2019 ABC Negócios, uma marca Marconatto e Santos Consultoria Empresarial Ltda.