O sucesso estrondoso de tipos como Zuckerberg (Facebook), Steve Jobs (Apple), Bill Gates (Microsoft) e outros ajudou a popularizar a ideia de que o empreendedorismo é um território dominado pelos jovens, uma seara hostil aqueles que já acumularam suas várias primaveras. Como resultado, hoje o termo startup quase que rima com 'juventude'. Afinal, quem imagina um quarentão criando, do nada, um negócio de sucesso a partir da própria garagem?
A verdade é que essa ideia é um mito, uma concepção que não encontra correspondência imediata nas empresas de sucesso.
Em 2018, Pierre Azolay e seus colegas publicaram um estudo na prestigiosa revista Harvard Business Review¹ no qual comprovam que, nos EUA, os fundadores com mais de 40 anos são os mais comuns entre os empreendedores que crescem muito rapidamente. Em algumas indústrias como biotecnologia e energia, os empresários mais comumente encontrados entre as empresas vitoriosas fundaram seus negócios quando tinham, em média, 47 anos de idade!
E quando a equipe de Azolay investigou as startups de maior sucesso nos EUA - o topo absoluto, ou seja, as 0.1% que aumentam suas vendas e o seu número de empregados com maior velocidade -, o que encontraram? Uma idade média entre os fundadores de 45 anos de idade.
O que explica essa realidade? De modo geral, experiência. Pessoas mais velhas têm mais tempo de trabalho, um círculo maior de relações, mais acesso a recursos críticos e, last but not least, um maior nível educacional.
Você que tem 35-50 anos e que quer empreender, acha que já é muito tarde? É bem provável que ainda não. Ao contrário, talvez agora seja a hora certa.
¹ Harvard Business Review disponível em
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