top of page
  • Foto do escritorsantosfelipej

Para quem se sente perdido no dia a dia


gerenciar negócio, gestão, lucratividade, organizar informações

Você só gerencia o que você mede. Essa é uma das máximas da gestão.


Aquela sensação estranha que acomete muito empreendedores, a sensação de estar perdido, de não ter segurança do que está acontecendo no negócio, é sintoma de um problema gigantesco: descontrole.


O problema da falta de controle do seu negócio


Um negócio sem controles, sem indicadores, é um barco à deriva que não afunda por pura sorte. Ele só está esperando o próximo iceberg se aproximar para descer com toda força ao fundo do mar. A ausência de indicadores e de dispositivos que informem rapidamente sobre a situação atual da empresa traz inúmeros riscos e ineficiências. Cito apenas os quatro mais evidentes:

  • Insegurança. Descontrole gera insegurança; insegurança gera medo; medo leva à erros e à inércia. Sem saber como estão os números mais essenciais do negócio (fluxo de caixa, custos, despesas, contas a pagar, vendas, margens etc.), é muito difícil ter segurança para planejar o seu futuro, fazer boas negociações e tomar decisões definitivamente acertadas.

  • Ansiedade, a irmã da insegurança. Descontrole não é ruim apenas para o seu negócio; é ruim para a sua saúde. A falta de controle coloca você na defensiva, em um estado permanente de ansiedade que dificulta o raciocínio lógico e claro. O resultado são noites mal dormidas, decisões mal tomadas e oportunidades perdidas.

  • Infelicidade e fim da liberdade. O descontrole corrói a sua liberdade e a sua felicidade porque quando você não controla a situação, você passa a ser controlado por ela. Você se torna vítima das circunstâncias e passa a viver de modo reativo, torcendo para ter 'sorte' a cada instante.

  • Prejuízo e dinheiro no lixo. Nunca vi o descontrole gerar lucros sustentáveis. Isso não existe. O que existe é o contrário: a falta de controle destrói os processos e as contas dos negócios. Inadimplência, atrasos, acidentes, problemas de fabricação, insatisfação de colaboradores e clientes, desperdícios enormes… A lista não tem fim.

Esses quatro pontos são mais do que suficientes para provar que a falta de controle é um mal a ser ferozmente combatido. É claro, nunca teremos controle sobre tudo - e não devemos nem pensar em nos tornar obcecados por controle (control freaks) -, mas precisamos ter sob as nossas mãos as rédeas do negócio.


Quando acompanhamos o desempenho numérico, objetivo do nosso negócio, quando sabemos o que está acontecendo com ele de verdade, para aonde ele está indo, então ficamos mais tranquilos: a ansiedade diminui e a previsibilidade aumenta. Os problemas começam a ser identificados antes de se tornarem incêndios incontroláveis. O custo e o esforço para tratá-las passa a ser bem menor. Podemos criar dispositivos de segurança, planejar com mais tranquilidade nosso crescimento e, enfim, ter uma vida menos estressante.


E como aumentar o controle do seu negócio?


Com um software de gestão. Esse é o primeiro passo.


Hoje, há inúmeras soluções disponíveis para você obter o controle do seu negócio muito rapidamente. Não há desculpa para continuar 'gerenciando' uma empresa com base em 'papel de pão'.


Sem um bom software onde você possa apontar todas as movimentações da sua empresa de modo rápido e fácil (vendas, compras, custos, margens, estoques etc.), você continuará refém do risco constante do descontrole tirá-lo para fora da estrada.

Por isso temos uma recomendação a fazer. Estamos falando da melhor opção hoje no mercado. O eGestor é o sistema de gestão empresarial para micro e pequenas empresas que você precisa para otimizar a gestão de seu negócio. Um ERP online pensado para a realidade do empreendedor brasileiro. Acesse o site e teste gratuitamente.

egestor, ERP online, sistema de gestão

Depois do controle, o que vem?


Depois que você tiver todos os dados na palma da sua mão, você poderá observar indicadores essenciais para monitorar a saúde do seu negócio. Além disso, você terá à disposição todas as informações necessárias para elevar o seu negócio a um patamar superior de lucratividade. Comece a aprender como fazer isso com nossos materiais gratuitos.


Bons negócios!


Diego Marconatto, PhD

Fundador da ABC Negócios e autor do Livro do Lucro.


CONTINUE NO BLOG


Um grupo de alunos de 17-18 anos foram capazes de descrever corretamente os principais elementos da Apple. Inusitadamente, eles também apontaram o calcanhar de aquiles do negócio. Mas como é possível que um grupo de alunos extremamente jovem consiga entender em tal profundidade o funcionamento de uma empresa tão grande e complexa? Conheça a técnica que permitiu que eles fizessem isso e aplique você também no seu negócio.


Deixe um comentário, a casa é sua.

bottom of page